Como esta indo meu treino?

Um treinamento mal planejado pode gerar um descondicionamento, se for exagerado, pode causar um overtraining, conseqüentemente virão as dores, cansaço, falta ou excesso de sono, mudanças no apetite entre outras. Pode ser notado também durante a própria corrida em forma de desconforto, dores agudas, cólicas, desidratação, hipoglicemia e elevação da pressão arterial, são alguns sinais que podem ajudar a detectar esses distúrbios fisiológicos.

Por isso, o mais aconselhável é: Sentiu qualquer desconforto pare e reveja seus treinamentos.

Veja alguns dos sintomas mais comuns e com os possíveis diagnósticos e as ações a serem tomadas.

 

 SINTOMAS

DIAGNOSTICO

O QUE FAZER

Estacionou em uma distancia? Sem evolução?

O volume de treino não está condizente com sua evolução. Treinos longos e reforço muscular.

Como reduzir o pace? Melhorar tempo de corrida?

Falta de treinos intensos Treino de tiro, velocidade, potencia/explosão, aclives.
Como busco meus objetivos? Sem tempo para treinar, muitas viagens, e outros aspectos externos. Achar um tempinho nem que seja de 3x na semana, ajustar horário do treino conforme compromissos, mesmo que seja em horários alternados.
Por que tenho quebrado durante a prova? A causa mais comum é largada em um ritmo muito forte, outro aspecto que pode influenciar é a falta de volume de treino. Planejamento adequado do volume de treinamento, das táticas para a prova tal como largar em um ritmo mais fraco, e da metade para o final da prova, aumentar se for possível.

Ficando exausto durante e pós exercícios?

Provavelmente overtraining, cansaço físico, conseqüentemente, cansaço mental. Nessa fase o corpo precisa de uma redução dos treinamentos e mais descanso, avaliar a condição nutricional.

Câimbras?

Pequenas lesões por fadiga, desidratação, entre outros. Diminuir a intensidade ou parar a atividade, gelo pós exercício é uma boa pedida.

Dores articulares? Fraturas por estresse?

LER( lesões por esforços repetitivos) Pausa no treinamento, avaliação do tênis, entre outros.

FC* oscilando muito? FC em repouso anormal?

Ocorre em atletas iniciantes, principalmente, por não “conhecerem” o ritmo de corrida, mas também é sintoma de excesso de treinamento. Reduzir intensidade do treino, ir devagarinho para conhecer o ritmo de corrida.

Tonturas?

Pode ser um sinal de hipoglicemia( falta de açúcar no sangue). Não treinar de “barriga vazia”, hidratar-se regularmente. Avaliar a ingesta alimentar.

Quer desistir do treino?

Falta de motivação. Para a corrida, é essencial traçar metas reais, a fim de tornar os treinos um desafio a ser alcançado.

*FC – frequência cardíaca