Escolha ruas ou calçadas com acostamentos largos e corra do lado esquerdo para que o transito venha em sua direção.

Dê a preferência e assuma que a rua pertence aos veículos, no mínimo pelo tamanho e velocidade.

Trate os motoristas amavelmente e nunca os provoque invadindo as pistas, surgindo de repente à frente deles ou gritando insultos depois de um susto.

Antecipe os movimentos dos motoristas, pensando por eles e faça contato olho-no-olho em cruzamentos perigosos.

Mantenha-se alerta com a cabeça para cima e os olhos na rua antecipando as irregularidades das calçadas. Evite escutar música, MP3 e afins, para estar mais atento aos perigos inerentes ao transito ou outros sinais importantes;

Nem todas as ameaças e perigos nas ruas vêm dos veículos. Elas podem ser humanas. Corredores, especialmente mulheres, podem ser alvos de indivíduos hostis ou agressivos. Para proteger-se corra em lugares e horários que ofereçam menor risco.

Clima: Não deixe que o calor do verão ou o frio do inverno prendam você em casa. Um corredor bem vestido pode treinar com segurança em qualquer estação. Aplique a regra dos 10 graus: a sensação térmica quando você começar a correr irá subir 10 graus. Seu corpo tem uma boa estufa, mas um péssimo aparelho de ar condicionado. Ele se aquece bem no frio, mas não se resfria bem no calor (principalmente dias úmidos).